Como restringir o acesso as pastas do seu micro

Ouvindo : REM (Everybody Hurts)



Aqui vou explicar como você pode "fechar" uma pasta do seu computador para que outros usuários não tenham acesso. O que vou ensinar agora pode ser feito em uma pasta, um arquivo, uma partição, ou até mesmo um HD inteiro.

Estou para publicar esse artigo há meses, mas confesso que estava com receio de que algum leitor que siga este tópico tivesse problemas por não seguir corretamente as instruções.

Fique ciente então, leitor, que apesar de que todo artigo postado aqui é testado e garantido, e toda aplicação ser sempre reversível, daqui pra frente assuma os riscos.

Atenção : Esta operação não pode ser revertida pela Restauração do Sistema.

Primeiro passo é criar uma nova conta no Windows. Isso será necessário. Uma conta para os "outros", sendo que você utilizará a conta de Administrador. Siga os passos neste artigo, e é claro, coloque uma senha na sua conta de Administrador.

Abra o Painel de Controle e clique duas vezes em Opções de Pasta (Você também pode acessar pelo Windows Explorer, através do menu Ferramentas).



Na aba Modo de Exibição desmarque Usar compartilhamento simples de arquivo e clique em OK.



Agora vamos criar uma pasta, onde você poderá esconder o que você quiser, que ninguém não autorizado poderá ter acesso (Eu vou demonstrar aqui criando uma nova pasta, mas você pode realizar este procedimento em uma pasta já existente em seu micro).

Abra o Windows Explorer ( Iniciar, Programas, Acessórios, Windows Explorer) ou Meu Computador e no local escolhido para criar a pasta clique com o botão direito do mouse em uma área em branco e clique em Novo e depois em Pasta.



Você pode dar o nome que quiser a esta pasta que você acabou de criar, vou deixar aqui como Nova Pasta.



Agora clique na pasta com o botão direito do mouse e selecione Compartilhamento e Segurança (pode ser também em Propriedades).



Na aba Segurança clique em Avançado.



Na janela que abrir, na aba Permissões, DESMARQUE a opção Herdar do pai as entradas de permissão aplicáveis a objetos filho. Incluí-las nas entradas explicitamente definidas aqui.



Você receberá um aviso de segurança. Clique em Remover.



Agora na aba Proprietário clique duas vezes no nome do seu computador que é definido como Administrador para que ele apareça no espaço destinado ao Atual proprietário deste item.
(ATENÇÃO : NÃO É ADMINISTRADORES, E SIM A CONTA QUE VOCÊ USA COMO ADMINISTRADOR. A CONTA ADMINISTRADORES SÓ É UTILIZADA EM MODO DE SEGURANÇA).

Clique em Aplicar.



Outro aviso de Segurança. Clique em Sim.



Volte a aba Permissões e clique em Adicionar.



Na janela que abrir, digite no espaço em branco o nome de sua conta e depois clique em Verificar nomes (ATENÇÃO : O NOME DEVE SER EXATAMENTE IGUAL AO NOME DE SUA CONTA).



Se o nome alterar como você vê na figura, clique em OK.



Na próxima janela marque Permitir em Controle total, todas as outras são preenchidas automaticamente. Clique em OK.



Feche as janelas que ficaram abertas e pronto, você tem agora uma pasta que somente você, quando logado com sua conta, terá acesso. Nela você pode guardar o que bem entender.

Agora eu vou logar com uma outra conta criada em meu pc. Uma conta de usuário limitada que você também deve criar seguindo este artigo.

Veja o que acontece:

A pasta aparece, como todas as outras pastas.



Mas ao tentar acessar seu conteúdo vemos esta mensagem:



Pronto.

NOTA : Como já disse antes, eu criei uma pasta para demonstração, mas você pode seguir estas instruções e aplicá-las a uma pasta já existente, um simples arquivo de áudio, vídeo, documentos, ou a uma partição de seu HD, ou até mesmo a um HD inteiro (slave).
Pode-se inclusive aplicar em um CD que você vai gravar, e que depois disso só será lido em seu micro, e com sua conta. Mas isso fica para outro artigo...


Não entendeu ou não deu certo? Deixe suas dúvidas nos comentários ou clique aqui e envie o formulário de contato preenchido.

Qual a importância desta informação para você?

3 comentários:

muito bom.

ótimooooooooooooooo

Que bom que gostaram. Já tem gente pedindo pra eu ensinar o segredo do CD.

hehehehehhe

Mas isso vou segurar um pouco tb.