Assistência Remota : RealVNC

Ouvindo : Bliss (I Hear You Call)



Você sabe o que é Assistência Remota? O site oficial da Microsoft define assim:

Se você possui experiência na área técnica, é possível utilizar a Assistência Remota para fornecer ajudar a outras pessoas de forma a resolver problemas técnicos ou a realizar tarefas. A Assistência Remota permite que você (tendo permissão para isto) tome o controle do computador de um usuário pela Internet.

Mas também pode ser usada caso você queira acionar/utilizar seu micro de outro local (outro micro) ou simplesmente dar uma espiadinha no micro de seu(sua) amigo(a) ou namorado(a).

Vou ensinar agora como usar o RealVNC pra fazer uma Assistência Remota

Você pode baixar o RealVNC diretamente do site oficial
http://www.realvnc.com/products/free/4.1/download.html

Ou usar este outro link que também é seguro
http://www.filehippo.com/download_realvnc/


Uma opção caso você não queira instalar um programa de assistência remota (algumas pessoas temem o fato de que ele abre ao iniciar o Windows e pro isso torna-se um ponto vulnerável) é baixar esta pasta zipada no link abaixo. Nela encontram-se apenas os arquivos necessários para que o programa funcione sem que o programa precise ser instalado e é a partir dela que eu vou escrever este artigo

VNC4.zip

Salve o arquivo no seu micro



Clique duas vezes no arquivo VNC4.zip salvo. Na pasta aberta clique com o botão direito nela e clique em Extrair tudo



Na janela do assistente para extração clique em Avançar



Escolha o caminho onde será criada a pasta. Normalmente o assistente cria a pasta na mesma pasta onde você baixou o arquivo .zip, mas se quiser criar em outro local clique em procurar e escolha o caminho. Clique em Avançar e depois de extraído clique em Concluir



Agora vamos separar este artigo em duas partes. A primeira destinada a quem vai "ser assistido" e a segunda a quem vai "assistir"

• Para "ser assistido" abra a pasta que você criou (aquela já descompactada) e clique duas vezes no arquivo winvnc4.exe



NOTA: Se você usar o Firewall do Windows e este estiver ativado e configurado você verá uma mensagem dizendo que o programa foi bloqueado. Para que ele possa funcionar você precisa clicar em Desbloquear (após fechar o programa você pode ir nas configurações do seu Firewall e bloqueá-lo novamente se preferir)



Uma tela preta semelhante à do Prompt de Comando abrirá. Minimize-a, mas não feche (o programa fica rodando enquanto esta tela estiver aberta. Assim que fechada o programa para de funcionar)



Na bandeja da barra de tarefas irá aparecer o ícone do RealVNC (ao lado do relógio). Clique duas vezes nesse ícone



Na janela que abrir, na aba Authentication selecione as opções VNC 3.3 Authentication, no Encryption e Prompt local user to accept incoming connections (esta última se você preferir autorizar a entrada de quem vai "assistir", caso não tenha ninguém comandando o PC que vai "ser assistido" essa opção não deve ser marcada)
Clique em Set Password e preencha os dois campos com a mesma senha (aquela que você escolher)
Clique em Ok e Ok novamente



Pronto. Agora é só aguardar o pedido de conexão chegar.

• Para "assistir" abra a pasta que você criou (aquela já descompactada) e clique duas vezes no arquivo vncviewer.exe



Na janelinha que abrir digite o número do endereço IP de quem vai "ser assistido" no campo Server e clique em OK



NOTA: Se você não sabe o seu endereço IP clique no link abaixo
http://www.cmyip.com/

Agora digite a senha fornecida por quem vai "ser assistido" e clique em OK



Neste momento, lá no computador de quem vai "ser assistido" aparecerá uma mensagem perguntando se você aceita a conexão. Se você tiver certeza que é a pessoa que você espera clique em Accept



NOTA: Se nas configurações o ítem Prompt local user to accept incoming connections não tiver selecionado esta mensagem não aparecerá.

Agora é só brincar.
Importante saber que com esse programa tudo que a pessoa que vai "assistir" fizer, a pessoa que vai "ser assistida" verá. Nada é feito "as escondidas" e a pessoa que vai "ser assistida" pode fechar a conexão no momento que quiser. Para isso basta fechar a tela preta parecida com o Prompt de Comando que está minimizada ou clicar com o botão direito do mouse no ícone do RealVNC na bandeja da barra de tarefas e selecionar Close VNC Server ou Disconnect Clients



NOTA: Este artigo baseia-se no fato de que quem vai "ser assistido" está atrás de uma conexão via cabo ou ADSL com modem configurado em Bridge. Se você estiver atrás de um modem roteado, ou um roteador, este precisa estar configurado para autorizar a entrada de cliente via VNC. Leia as instruções no manual do fabricante sobre como abrir portas. Firewalls também podem impedir o funcionamento do RealVNC, procure em seu programa como permití-lo.


Não entendeu ou não deu certo? Deixe suas dúvidas nos comentários ou clique aqui e envie o formulário de contato preenchido.

Qual a importância desta informação para você?

3 comentários:

Oie, eu sei que vc é a mineirinha do blog Trem Doido sô kkkkkkk

sobre esse acesso remoto, eu uso o LogMeIn, é divertido ver seu mouse andando sozinho na tela kkkkkkk

beijos

Está mesmo levando a sério este negócio de assistência técnica a usuários do Windows, hein?
O blog torna-se de grande utilidade para usuários menos experientes do famigerado Windows. E, até agora, abordou assuntos de importância relacionados a melhoria do desempenho deste SO.
Com o seu charme, até mesmo o rWindows fica bom. ;)
Parabéns pelo bom trabalho.
Um beijo!

Essa é a idéia Oliver.

Repare que a linguagem é bem b-a-ba mesmo. Tudo muito explicadinho e mastigadinho. Usuários mais experientes não precisam recorrer a blogs e afins.

Valew pela visita. bjs