Deletando arquivos teimosos

Vamos imaginar que seu computador sem querer contraiu um vírus, e por um desses milagres do destino o seu programa antivírus conseguiu detectá-lo.
Mais estranho do que o seu antivírus conseguir apanhá-lo seria se ele conseguisse deletá-lo.

Mas é claro, ele não consegue, então vamos ter que fazer isso manualmente e é isso que vou ensinar agora. Este post será bem extenso, mas vale a pena ser lido.

Uma coisinha básica, seu antivírus não consegue detê-lo muito provavelmente porque ele está em funcionamento e nossa primeira tarefa será fazer com que ele pare.

Em primeiro lugar (isso é muito importante) temos que achá-lo e provavelmente seu programinha já te deu a localização dele. Anote. Vamos supor que seja assim C:\WINDOWS\system32\safado.exe (alem de tudo esse é o lugar mais comum onde se instalam programas indesejáveis, dentro do sistema).

Anotou? Beleza. Abra Meu Computador ou o Windows Explorer, siga o caminho indicado (C:\WINDOWS\system32\) ache o bonitão e delete-o. Simples.



OPAAAAA. Não deu né? Apareceu uma mensagem dizendo que o bicho não pode ser deletado. Claro, se pudesse seu programinha o faria. Lembra que ele está funcionando? Então vamos seguir os seguintes passos:

Clique na Barra de tarefas com o botão direito do mouse, clique em Gerenciador de tarefas, ou pressione conjuntamente as teclas Ctrl + Alt + Delete.

Selecione a aba Processos, procure o nome do safado na lista (Nome da Imagem) e clique em Finalizar Processo.



Volte no arquivo que vc não conseguiu deletar antes e delete-o agora.

Pronto, se você conseguiu deletá-lo seus problemas acabaram e você pode parar de ler este post.

Mas se mesmo depois disso ele insiste em não se deixar ser deletado caimos em duas situações: Ou ele insiste em reiniciar sozinho e se você procurar vai achá-lo de novo e sendo executado lá nos processos; Ou ele é tão safado quanto o desgraçado que o criou e só pode ser deletado pelo mesmo. O que fazer então?

Agora complica um pouco, mas não muito, e vou descrever como fazer a partir de agora. Lembra do endereço que você anotou (C:\WINDOWS\system32\safado.exe)? Se foi em um bloco de notas do Windows passe para um pedaço de papel porque vai precisar.

Reinicie o computador e logo na tela preta antes do Windows iniciar pressione repetitivamente a tecla F8 (ou F5, vária as vezes) até abrir uma outra tela. Nessa tela aparecerá selecionado o item "Iniciar Normalmente". Suba com a seta até "Modo Seguro com Prompt de Comando", selecione e de Enter.

A próxima tela aparecerá os sitemas instalados no seu computador, se você usar mais de um. Selecione a versão do Windows que você está usando e de Enter. Aguarde.

A próxima tela terá praticamente as mesmas caracteristicas do Prompt de Comando do Windows que a gente acessa digitando cmd na caixa Executar do Menu Iniciar. Vai aparecer os seguintes dizeres:


C:\Documents and Settings\Computador> (Aonde aparece "Computador" irá aparecer seu nome de usuário Administrador)

Digite "cd.." (sem as aspas) e dê Enter e teremos:

C:\Documents and Settings>

Digite novamente "cd.." (sem as aspas) e dê Enter (repare que fomos subindo de nível e agora estamos no diretório C) e aparece assim:

C:>

Agora digite "cd windows" (sem as aspas, mas não esqueça do espaço) e Enter. Agora temos:

C:\WINDOWS>

Digite "cd system32" (sem as aspas, mas não esqueça do espaço) e Enter. Agora temos:

C:\WINDOWS\system32>

Chegamos. Digite "del safado.exe" (sem as aspas, mas não esqueça do espaço) e Enter. Pronto.

Digite agora "exit" (sem as aspas) e dê Enter.



Seu computador reiniciará, agora sem o bicho papão. Ufffa.
Siga o caminho do antigo local do sem-vergonha e você verá que ele não está mais lá.



NOTA: O local do bicho papão pode ser outro, como dentro do próprio diretório windows ou outro qualquer, então você terá que seguir o caminho correto.
DICA: Antes de reiniciar o PC tente fazer os passos descritos acima no Prompt de Comando do Windows, serve para testar se você está seguindo corretamente.


Não entendeu ou não deu certo? Deixe suas dúvidas nos comentários ou clique aqui e envie o formulário de contato preenchido.

Qual a importância desta informação para você?

4 comentários:

Sem querer? O Windows ama os vírus. Há alguns anos, quando instalei o XP SP1 e, em seguida, acessei a internet, em menos de uma hora, o computador foi contaminado por quase cem corpos estranhos, tais como, vírus, trojans, spywires e até o Osama Bin Laden estava lá.
Trem mais isquisitu, sô!

parabéns pelo blog,,muito bom!!

Acho que fui hakeado,passei meu IP ao um amigo e se eu mudar meu endereço de IP, a pessoa não terá mais acesso ao meu computador?

Realmente valeu a pena ler até o fim, os anos passaram mas essa postagem continua sendo "ouro enterrado em meio ao lixo virtual". Expresso o meu parabéns a este excelente post.