Reparando a Intalação do Windows

Com o passar do tempo e com a instalação de vários programas, chega uma hora que o seu sistema começa a apresentar problemas.
Eu sinceramente não gosto de reparar a instalação, prefiro partir logo pra formatação, apesar de que só formatei meu computador duas vezes até hoje.
Mas a reparação não deixa de ser uma alternativa para quem tem medo de perder tudo que salvou e não quer formatar.

O processo é praticamente igual ao da formatação até determinado momento.

Inicie seu computador e ainda na tela preta pressione seguidamente a tecla F8 (ou F5, ou F12 depende do pc) até aparecer uma tela que te dá a opção de boot.
Boot é o arquivo de incialização e vamos definir agora em que local seu computador vai procurar primeiro por esse arquivo.
Coloque o cd de instalação no drive e selecione o boot através de seu leitor de CD.
NOTA: Importante lembrar que o Cd de instalação tem que ser exatamente igual ao do seu sistema, não adianta tentar reparar o Windows XP Home com um CD do Profissional, ou vice-versa.

O computador então procurará pelo arquivo de inicalização e ainda com a tela preta você verá essa mensagem:

Pressione uma tecla para inciar do CD...


Pressione Enter (só para não perder o costume) e aguarde.

A próxima tela será azul, já dentro do CD de instalação e mostrará uma mensagem "Benvindo ao Programa de Instalação" e lhe dará opções.

* Para intalar o Windows XP agora, pressione Enter.
* Para reparar uma intalação do Windows XP usando o console de recuperação, pressione R.
* Para sair do Programa de Instalação sem instalar o Windows XP, pressione F3

Caso você não esteja seguro disso, pressione F3, desista e chame um técnico. Para continuar pressione Enter.



NOTA: Eu sei que você está se perguntando: Se estou fazendo uma recuperação por que não pressiono R como manda o menu? Porque ali diz usando o console, que usa os mesmos parâmetros do DOS, e não é isso que queremos agora. Então pressione Enter mesmo.

A próxima tela é o Contrato de Licença. Pressione F8 para aceitá-lo.

Agora preste bem atenção se a instalação atual está selecionada e pressione a letra R para iniciar a reparação. Seu sistema será reparado e você não perderá nenhuma informação que você salvou antes.

NOTA: Algo muito importante para ser lembrado aqui é que ao reparar a instalação do Windows ele perderá as informações relacionadas aos hardwares instalados como modem, placa de rede e etc., e você precisará ter em mãos o CD de instalação da Placa Mãe para reinstalá-los. Não tem? Então aguarde a publicação do post Back up dos Hardwares Instalados que está chegando. Nele explicarei como fazer isso com imensa facilidade.


Não entendeu ou não deu certo? Deixe suas dúvidas nos comentários ou clique aqui e envie o formulário de contato preenchido.

Qual a importância desta informação para você?

3 comentários:

Ora, ora, Robertinha a serviço do mal! Trem mais isquisitu, sô! Criou um site para reverenciar o rWindows. Pelo menos, mencionou o saudoso DOS, o filho pródigo da Microsoft.
Abort? Retry? Failure? Ah! Bons tempos!
Um beijo!

P.S.: Venha para a terra da estabilidade, da segurança e da rapidez. Venha para o SO Linux. Não pega vírus e é de graça. Adeus, rWindows pirtata!

Ora, ora, Oliver. Por pior que seja o tal rWindows como vc disse ainda é o sistema usado pela grande maioria das pessoas, e é nele que as pessoas tem dificuldade neh não???

Mas você me deu uma idéia, vou preparar uma postagem sobre DOS...o prompt é claro, rs.

BJs e volte sempre.

Mas se eu reparar o sistema, vou perder meus arquivos pessoais? (música,fotos, filmes, jogos não instalados, etc.)